segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Arte Árabe

As palavras “árabe” e “muçulmano” tendem a se confundir, uma vez que a maior parte dos árabes é muçulmana. No entanto, como esse estudo não abrangerá povos islâmicos a leste da Índia nem da África Sub-saariana, iremos nos limitar aos árabes(Por mais que turcos e iranianos, inclusos no texto, não o sejam)

Os árabes foram bastante influenciados gregos e romanos, em especial dentro da arquitetura(Cumpre lembrar que filósofos gregos como Aristóteles e Platão eram muito populares entre os árabes). Isso fica bastante evidente na arquitetura, e na busca de ordem e harmonia, e da geometrização das imagens na pintura.

O ponto mais conhecido entre a arte árabe é sua em grande parte ausência de representações de pessoas e figuras reais. Isso é em grande parte influência das tradições religiosas islâmicas, que proíbe a representação de pessoas ou coisas, por considerar idolatria. Claro que isso não seria seguido à risca: foram feitas miniaturas medievais de Maomé na região do atual Irã, e hoje a maioria dos artistas árabes ignora essa regra.

A arte árabe teria uma grande influência sobre a produção artística européia, em especial no renascimento. Dentro da arquitetura, o Taj Mahal(Embora este combine elementos de outras arquiteturas), em Agra, na Índia, a Basília de Hagia Sofia(Istambul, Turquia), mostrada abaixo, e a cidade de Alhambra, na Espanha são os monumentos mais famosos