segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Arte Chinesa


A civilização chinesa é uma das mais antigas e importantes do mundo(É um dos três lugares do mundo em que um alfabeto foi criado sem se basear em outro). É uma cultura influente não só entre seus vizinhos asiáticos mas na Europa também(O macarrão tem origem chinesa, e as porcelanas e sedas chinesas sempre foram muito populares no país).

Por si só, a cultura chinesa é bastante complexa, e há bastante variações entre os mais diversos períodos da sua História(Dinastias como Ming, Song, Han, e o período pós-imperial). As noções clássicas de arte chinesa se encaixam dentro do sistema filosófico chinês, bastante complexo e diferente do que os ocidentais estão acostumados.

Para os chineses, o processo de criação artística era um processo místico, bastante próximo da meditação, com o objetivo de se atingir o Tao, ou caminho da natureza, um estado transcendental. Natureza, entendida-se aí, como toda a realidade. Os pintores chineses trabalhavam com pinceladas rápidas, retratando a natureza ao ar-livre(Algo impensável na Europa até o Romantismo). Ou seja, não era uma arte preocupando-se em retratar a natureza com o máximo de realidade, mas em utilizar a si própria como meio de integração com a natureza e a realidade.

Do ponto de vista estético, as pinturas chinesas ficariam famosas pelo seu tom delicado(Bem mais que as pinturas hindus ou japonesas, por exemplo) e por suas cores e linhas usaves.