domingo, 14 de outubro de 2007

Diagramação

Diagramação é o processo de se organizar um cartaz, um jornal, uma revista ou qualquer material impresso. Isso significa não só escolher a tipografia e as cores apropriadas como organizar essa informação de forma que o leitor tenha mais facilidade para encontrar a informação desejada.

Cada produto ou material gráfico tem necessidades específicas. Um cartaz para a rua ou para uma loja precisa ser chamativo e ao mesmo tempo agradável(Nosso olho tende a desviar de tons que considera pouco confortáveis) para competir com a atenção das pessoas na rua. Note que não raro certos cartazes são tão feios que você tende a esquecer que certas ruas oferecem determinado serviço, por mais que você passe diariamente por lá.

No caso de jornais e revistas, a diagramação é importante por quê ninguém lê um material desses do início ao fim e as informações devem estar organizadas de forma a facilitar com que o leitor encontre as informações desejadas. O leitor deve poder encontrar a seção de esportes, novelas ou de política internacional com facilidade.

Por isso que há a necessidade da hierarquia, ou seja, organizar a informação de forma com que ela fique mais fácil de ser lida, colocando as partes mais importantes nos locais aonde as pessoas lêem primeiro e evitando sobrecarregar partes que as pessoas não dão atenção.

O jeito que as pessoas lêem um cartaz ou jornal é basicamente orientado por duas regras(Por mais que as pesquisas na área sejam controversas e muitas das descobertas sobre o assunto sejam novas).:

1-) Lê-se primeiro as figuras(Em especial se figura tiver elementos de interesse, como rostos e cores) e o texto ao seu redor.

2-) Começa-se a se ler é a de cima para baixo, da esquerda para direita se não há uma figura ou imagem dando a indicatividade visual.

O importante é criar uma linha de leitura, uma hierarquia que o leitor possa seguir, não criar um bloco único ou informações embaralhadas. Ou seja, criar uma seqüência de leitura, de forma natural. Veja o seguinte exemplo: